A GEODIVERSIDADE DO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO COMO POSSIBILIDADE PARA O TURISMO LOCAL
Palavras-chave:
Geodiversidade, Pontal do Triângulo Mineiro, conservação, TurismoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os principais aspectos da Geodiversidade da região do Pontal do Triângulo Mineiro. Neste sentido, metodologicamente esta pesquisa foi realizada a partir de análise documental, levantamento bibliográfico, trabalhos de campo para coleta de dados e registro fotográfico, mapeamento e, por fim, análise dos dados. Como resultados pode-se apontar que no Pontal do Triângulo Mineiro ocorrem importantes feições que apresentam interesse a Geodiversidade local que são constituídos por: cachoeiras instaladas em basalto; localidades fossilíferas e morros residuais encontrados em rochas do Cretáceo Superior; e uma localidade arqueológica em paredões de rocha sedimentar. Nesta região, algumas estratégias voltadas para a proteção da geodiversidade podem colaborar com a proteção de materiais geológicos, geomorfológicos e paleontológicos que constituem as provas dos processos naturais do passado regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.