A POLÍTICA NA GEOGRAFIA DE VIDAL DE LA BLACHE
Palavras-chave:
História do Pensamento Geográfico – Vidal de La Blache – Estado francês – ColonialismoResumo
O artigo procura demonstrar que Vidal de La Blache, embora advogasse a ideia de que a ciência deveria ser objetiva e neutra, alinhava-se ao capitalismo e ao Estado francês. Como defensor do fato de a França possuir colônias em outros continentes e também como partidário do imperialismo, La Blache fez política. Buscou, no entanto, despolitizar a Geografia ao tentar desvinculá-la de qualquer prática social transformadora. Este trabalho analisa aspectos de textos claramente políticos do autor, principalmente a respeito do colonialismo e de sua defesa do Estado francês.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.