Análise da dinâmica da paisagem no uso e cobertura das terras nos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú, SC

Autores

  • DENILSON DORTZBACH UFRRJ/Epagri
  • EVERTON BLAINSKI Epagri
  • MORGANA GIOVANELLA DE FARIAS CNPq
  • ANA PAULA ESNIDEI PEREIRA CNPq
  • MARCOS GERVASIO PEREIRA UFRRJ
  • ANTONIO PAZ GONZÁLEZ UDC

Palavras-chave:

uso da terra, geoprocessamento, análise da dinâmica

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a dinâmica de mudança de uso da paisagem avaliando as alterações espaço-temporais do uso e cobertura das terras nos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú, SC, decorrentes de atividades antrópicas verificadas nos anos de 1957, 1978 e 2008. A partir de fotografias aéreas georreferenciadas e de imagem de satélite Quickbird de alta resolução, foi realizado o cruzamento de informações de uso das terras nas três épocas, com o auxílio do software ArcGIS®. Foram analisados os mapas de uso e cobertura das terras para cada data, a matriz de área e porcentagem de mudança e o vetor de estado. As classes de uso das terras verificadas foram: floresta, pastagem, arroz irrigado, culturas anuais, área urbana, solo exposto, água, reflorestamento e dunas. Os resultados mostraram que ocorreram mudanças significativas no uso e cobertura das terras entre os anos de 1957, 1978 e 2008, com predomínio e manutenção de floresta concentradas principalmente nas áreas de maior declividade e aumento das áreas ocupadas com arroz irrigado. Houve redução nas áreas de pastagem e o surgimento da classe de reflorestamento no ano de 2008. Foi identificada uma expansão das áreas urbanas sobre as áreas agrícolas podendo estar associado ao elevado potencial turístico da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DENILSON DORTZBACH, UFRRJ/Epagri

Doutorando do Curso de Pós-Graduação em Ciência do Solo, UFRRJ. Pesquisador Epagri.

EVERTON BLAINSKI, Epagri

Eng° Agrônomo, Doutor em Agronomia, Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri.

MORGANA GIOVANELLA DE FARIAS, CNPq

Bacharel em geografia. Bolsista do CNPq na Epagri

ANA PAULA ESNIDEI PEREIRA, CNPq

Bacharel em geografia. Bolsista do CNPq na Epagri.

MARCOS GERVASIO PEREIRA, UFRRJ

Professor titular do Departamento de Solos, UFRRJ.

ANTONIO PAZ GONZÁLEZ, UDC

Catedrático de Edafologia y Química Agrícola da Universidade da Coruña, UDC, Espanha.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

DORTZBACH, D., BLAINSKI, E., DE FARIAS, M. G., PEREIRA, A. P. E., PEREIRA, M. G., & GONZÁLEZ, A. P. (2017). Análise da dinâmica da paisagem no uso e cobertura das terras nos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú, SC. Caderno Prudentino De Geografia, 2(37), 5–26. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/2548

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles