Território de Rastros: um caminho pelas transformações urbanas de Araçatuba-SP

Autores

  • Evandro Fiorin UNESP / FCT de Presidente Prudente

Palavras-chave:

Araçatuba, Centro Urbano, Memória,

Resumo

Este trabalho trata da formação do centro urbano e da cidade de Araçatuba, levando em conta suas transformações ao longo dos anos. A cidade surge a partir de um vagão da estrada de ferro, se desenvolve pela agricultura e, com a substituição das lavouras por pastagens, na década de 1960, passa a ostentar o título: “Terra do Boi Gordo”. Sua pujança econômica fará com que se construa uma nova estação ferroviária modernista. Com os incentivos do Pró-álcool opta-se por cultivar a cana-de-açúcar em larga escala e a região passa a ter sua economia baseada na produção de etanol. Com a sucessiva proeminência do transporte rodoviário, na década de 90, a cidade de Araçatuba terá os trilhos do trem retirados do centro urbano para a construção da Avenida dos Araçás. Essa via passa a interligar a cidade, enquanto possibilita seu “espraiamento” e o surgimento de empreendimentos coligados às novas dinâmicas contemporâneas. Nesse limiar, a posição estratégica de Araçatuba junto à Hidrovia Tietê-Paraná trará novos investimentos para a cidade e uma aposta massiva em sua pós-modernização. Assim, através do caminho da ferrovia, da avenida e da hidrovia, esboçaremos, por aproximação, uma memória do centro urbano, na procura dos que habitam o lugar, pelos rastros das mudanças ocorridas em Araçatuba. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Fiorin, UNESP / FCT de Presidente Prudente

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Bauru-SP (1998), com bolsa do PIBIC-CNPq em Semiótica da Arte e Arquitetura (1997-1999), mestrado em Arquitetura e Urbanismo - área: Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo - área: Projeto, Espaço e Cultura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor assistente doutor em regime de dedicação integral da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente-SP, locado no Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Curso de Arquitetura e Urbanismo, onde leciona disciplinas de Projeto. Coordena o NAU - Núcleo de Projetos Arquitetônicos e Urbanos da UNESP de Presidente Prudente-SP. Tem experiência em projetos de edificações para entidades comunitárias, filantrópicas, assistenciais, religiosas, fundações, governos estaduais e municipais, além de habitação de interesse social. No âmbito da pesquisa atua, principalmente, nos seguintes temas: arquitetura e cidade contemporâneas; projeto de arquitetura e urbanismo; percepção, usos e representações de novas espacialidades.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

Fiorin, E. (2014). Território de Rastros: um caminho pelas transformações urbanas de Araçatuba-SP. Caderno Prudentino De Geografia, (35), 26–38. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/2316

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles