Os jovens e a cidade: das práticas espaciais às redes de sociabilidade e a constituição de territorialidades

Autores

  • Flavia Maria de Assis Paula UEG
  • Lucineide Mendes Pires UEG

Palavras-chave:

Práticas espaciais. Territorialidades. Redes de sociabilidade

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo analisar as representações que os jovens constroem sobre sua cidade, suas formas de uso e apropriação, suas redes de sociabilidade e as territorializações decorrentes das práticas espaciais exercidas por eles no espaço urbano no qual estão inseridos. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva, em que se utilizou de um questionário semiaberto, que foi aplicado a alunos jovens, com idade entre 15 e 24 anos, regularmente matriculada nos cursos oferecidos na Universidade Estadual de Goiás, em Morrinhos. Os resultados dessa investigação são apresentados, analisados e discutidos à luz da Geografia, tendo como ponto de partida as experiências cotidianas dos jovens na/com a cidade. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir não só para a reflexão sobre as significações atribuídas às cidades do interior de Goiás por parte dos jovens, como também para o entendimento das práticas espaciais e territorialidades das juventudes nessas cidades, bem como para a construção de sua cidadania.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Maria de Assis Paula, UEG

Profa. do Curso de Licenciatura em Geografia - Unidade de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas - Universidade Estadual de Goiás - Anápolis.

Lucineide Mendes Pires, UEG

Profa. do Curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Estadual de Goiás- Morrinhos.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

Paula, F. M. de A., & Pires, L. M. (2014). Os jovens e a cidade: das práticas espaciais às redes de sociabilidade e a constituição de territorialidades. Caderno Prudentino De Geografia, (35), 87–106. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/2262

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles