A AGLOMERAÇÃO URBANA DA SOJA: DILEMAS DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Palavras-chave:
Produção do espaço, Urbanização, Cidades médias, Mesorregião Oeste Paranaense, Aglomeração Urbana da Soja.Resumo
Busca-se analisar o processo de formação da aglomeração urbana que se convencionou chamar de Aglomeração Urbana da Soja, situada na Mesorregião Oeste Paranaense – uma região agrícola do interior do Brasil. Corroborando os esforços de compreensão da dinâmica socioespacial desta porção do território brasileiro, em particular, o artigo acaba contribuindo com a discussão sobre as relações entre a cidade e o campo. Na área de estudo, algumas cidades têm se adaptado às demandas do campo, cuja produção se encontra, em função disso, repleta de ciência, tecnologia e informação. Com um processo crescente de urbanização, a dinâmica socioeconômica tem tornado a rede urbana regional mais complexa, constatando-se ampliação das migrações pendulares promovidas por pessoas que trabalham ou estudam em localidades distintas daquelas onde residem. Conclui-se que Diana Meirelles da Motta possui certa razão ao generalizar o fato de que algumas aglomerações não metropolitanas surgiram em regiões de agricultura moderna integradas a complexos agroindustriais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.