OS RECENTES PROCESSOS MIGRATÓRIOS EM ITUIUTABA (MG) E A INSERÇÃO DAS AGROINDÚSTRIAS CANAVIEIRAS
Palavras-chave:
mobilidade populacional, migrantes, agroindústria.Resumo
Este artigo é um estudo dos processos de mobilidade populacional estabelecidos no município de Ituiutaba (MG), e tem como objetivo principal analisar as recentes transformações urbanas provocadas a partir dos processos migratórios engendrados pela intensificação de investimentos de capitais no campo, que influenciam no deslocamento de populações, com enfoque principal voltado aos trabalhadores nordestinos que migram para Ituiutaba e se ocupam na atividade sucroalcooleira. A cidade de Ituiutaba tem passado por uma fase de grandes transformações, entre as quais vêm se destacando a reestruturação urbana. As atividades econômicas implantadas no campo, associadas às presentes na cidade, privilegiam sobremaneira o setor urbano, convergindo para este, tanto a população do próprio município que deixa o campo expulsa pela nova configuração das relações de trabalho no meio rural, quanto a população de outras localidades que se dirige para Ituiutaba com a finalidade de se dedicar às atividades do setor agroindustrial. Estes últimos, chamados de trabalhadores volantes, mesmo tendo como local de trabalho o campo, se estabelecem na cidade, contribuindo ainda mais para o incremento populacional urbano.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.