SAÚDE DA FAMÍLIA NOS MUNICÍPIOS MINEIROS COM POPULAÇÃO SUPERIOR A 100 MIL HABITANTES: UMA ANÁLISE DA COBERTURA POPULACIONAL
Palavras-chave:
Minas Gerais, Estratégia de Saúde da Família, cobertura populacional.Resumo
Nesse estudo temos como objetivo analisar os índices de cobertura da ESF nos municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes. O estado de Minas Gerais localiza-se na região Sudeste do Brasil apresenta uma população de pouco mais de 20 milhões de habitantes e 853 municípios, sendo que 27 desses municípios têm população superior a 100 mil habitantes, e mais de 80% têm população de até 20 mil habitantes (IBGE,2010). A Estratégia de Saúde da Família (ESF) está presente em 836 municípios, cobrindo 63% da população do estado.. Dos 27 municípios analisados percebemos que 57% apresenta cobertura populacional entre 25% e 50%; 34% entre 50 e 75% e apenas três municípios possui cobertura superior a 75%, sendo este o índice recomendado pelo Ministério da Saúde. Verifica-se uma tendência dos governos estaduais/municipais de se apropriarem politicamente da ESF, criando uma identidade própria, como é o caso do Programa Saúde em Casa, do governo do estado de Minas Gerais. O Programa de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF) ao considerar municípios de grande porte (acima de 100 mil habitantes), não leva em conta a diversidade de situações existentes nessa escala demográfica, apontando ações tanto para municípios de médio porte como para grandes metrópoles com milhões de habitantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.
