RENDA FUNDIÁRIA OU VALOR DA TERRA? APORTES SOBRE O DEBATE EM TORNO DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO
Resumo
Neste artigo inicia-se uma discussão sobre qual conceito permite uma compreensão mais apurada do processo de produção do espaço urbano: o conceito de renda fundiária ou de valor da terra. O conceito de renda da terra tem como pressuposto a idéia de que o espaço urbano é um bem não produzido, fruto de um processo de monopolização e não de produção, enquanto a idéia de valor da terra ressalta justamente essa característica: ou seja, o fato de que o espaço urbano é produzido socialmente. A partir daí partimos para a compreensão da atuação do capital imobiliário, e como sua ação permite construir convenções urbanas em torno de objetivos específicos e geralmente privados. Assim podemos concluir que temos não apenas uma produção social da cidade e sua apropriação privada, mas também a produção social da cidade segundo interesses privados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.