CUIDANDO DAS NASCENTES

ações teóricas e participativas da Educação Ambiental no projeto Potengi/RN, Brasil

Autores

Resumo

O aumento das pressões antropogênicas sobre o meio ambiente destaca a urgência de discutir questões ambientais e seus impactos negativos de maneira participativa e coletiva. A educação ambiental emerge como um instrumento essencial para promover a conscientização crítica, especialmente no que diz respeito à utilização dos recursos naturais. Este trabalho tem como objetivo destacar as ações teóricas e práticas de educação ambiental realizadas dentro da Meta 2 do Projeto Potengi. Esta, contou com os atores locais e usuários da bacia hidrográfica do rio Potengi. Através da realização de oficinas temáticas e participativas, abordando cuidados, potencialidades e limitações da área, foram realizadas quatro oficinas em três municípios, selecionados com base na vulnerabilidade ambiental da bacia. Portanto, fica evidente que, ao adotar metodologias ativas e participativas, integrando os conhecimentos dos participantes, podemos propor medidas e iniciativas para a melhoria e conservação do manancial, sob a perspectiva de uma educação ambiental transformadora e emancipatória.

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

Araújo de Lima, G. C., Farias, J. F., Vieira Cunha, P. E., & Vieira Ferreira, J. C. (2024). CUIDANDO DAS NASCENTES: ações teóricas e participativas da Educação Ambiental no projeto Potengi/RN, Brasil. Caderno Prudentino De Geografia, 2(46), 3–19. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/10480

Edição

Seção

Volume Especial "Congresso Internacional de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental"