CUIDANDO DAS NASCENTES
ações teóricas e participativas da Educação Ambiental no projeto Potengi/RN, Brasil
Resumo
O aumento das pressões antropogênicas sobre o meio ambiente destaca a urgência de discutir questões ambientais e seus impactos negativos de maneira participativa e coletiva. A educação ambiental emerge como um instrumento essencial para promover a conscientização crítica, especialmente no que diz respeito à utilização dos recursos naturais. Este trabalho tem como objetivo destacar as ações teóricas e práticas de educação ambiental realizadas dentro da Meta 2 do Projeto Potengi. Esta, contou com os atores locais e usuários da bacia hidrográfica do rio Potengi. Através da realização de oficinas temáticas e participativas, abordando cuidados, potencialidades e limitações da área, foram realizadas quatro oficinas em três municípios, selecionados com base na vulnerabilidade ambiental da bacia. Portanto, fica evidente que, ao adotar metodologias ativas e participativas, integrando os conhecimentos dos participantes, podemos propor medidas e iniciativas para a melhoria e conservação do manancial, sob a perspectiva de uma educação ambiental transformadora e emancipatória.
Downloads
Referências
ALVARES, C. A.; STAPE, J. L.; SENTELHAS, P. C.; ̇GONÇALVES, J. L. de M. G.; SPAROVEK, G. Köppen’s climate classification map for Brazil. Meteorologische Zeitschrift, Alemanha, v. 22, n. 6, p. 711-728, 2014. Disponível em: http://www.lerf.eco.br/img/publicacoes/Alvares_etal_2014.pdf, acessado em 22/02/2024.
ANDRADE, C. D. M.; BENTO, I. C.; GUIMARÃES, Á. R.; OLIVEIRA, I. C. de. Educação Ambiental Emancipatória: desafios da prática docente no contexto escolar. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 14, n. 55, p. 1-13, 2016.
ARAUJO, F. S. de et al. Fragilidade Ambiental da Bacia Hidrográfica do rio Potengi/RN, Brasil. In: Workshop Internacional De Pesquisa Em Indicadores De Sustentabilidade E Gestão De Recursos Hídricos, 6. 2022, Campinas. Anais [...]. Campinas: Puc Campinas, 2022. p. 1-16. Disponível em: https://www.even3.com.br/sustentare_wipis_2022/, acessado em 22/02/2024.
BRASIL. Ministério das Minas e Energia. Secretaria Geral. 1981. Projeto RADAMBRASIL: Folhas SB. 24/25 Jaguaribe/Natal; geologia, geomorfologia, pedologia, vegetação e uso potencial da terra, (Levantamento de Recursos Naturais, 23), 744p.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 55p, 2000.
DINIZ, M. T. M.; OLIVEIRA, G. P. de; MAIA, R. P.; FERREIRA, B. Mapeamento Geomorfológico Do Estado Do Rio Grande Do Norte. Revista Brasileira de Geomorfologia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 689-701, 2017. Disponível em https://rbgeomorfologia.org.br/rbg/article/view/1255, acessado em 20/02/2024.
JACOBI, P. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2 p. 233-250, 2005.
KÖPPEN, W.; GEIGER, R. Klimate der Erde. Gotha: Verlag Justus Perthes. 1928. Wallmap 150cmx200cm.
LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 65-84.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e gestão participativa na explicitação e resolução de conflitos. Gestão em Ação, Salvador, v. 7, n. 1, p. 37-50, 2004.
MEYER, M. A. A. Ecologia faz parte do espaço cotidiano. AMAE Educando, Belo Horizonte, n. 225, p. 13-20, 1992.
NARCIZO, K. R. S. Uma análise sobre a importância de trabalhar Educação Ambiental nas escolas. Revista Eletrônica em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 22, n. 1, p. 86-94, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2807, acessado em 23/02/2024.
NATAL. Projeto Potengi. Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR. Diagnóstico socioeconômico e ambiental da Bacia Hidrográfica do rio Potengi (BHRP). Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022. 188p.
PORTO, M.F.A; PORTO, R. L. Gestão de bacias hidrográficas. Estudos Avançados, v. 22, n. 63, p. 43-60, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10292, acessado em 25/02/2024.
RODRIGUEZ, J. M. M.; SILVA, E. V. da. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: problemática, tendências e desafios. 2. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2016.
SEGURA, D. S. B. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annblume: Fapesp, 2014 p., 2001.
SEMARH, Secretaria de Estado de Recursos Hídricos. Plano Estadual de Recursos Hídricos. 1998.
SOUSA, M.N.F.A de et al. Determinação de Áreas Vulneráveis à Erosão e Prioritárias à Recuperação da Bacia Hidrográfica do rio Potengi. In: Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade e Gestão de Recursos Hídricos, Campinas, v. 13, n. 1, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://www.even3.com.br/sustentare_wipis_2022/, acessado em 22/02/2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.