A QUESTÃO AGRÁRIA NO CAPITALISMO: reflexões estratégicas a partir de um paralelo entre a experiência histórica da Rússia e do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i1.5543

Resumo

O presente artigo tem como propósito refletir sobre o desenrolar da questão agrária no capitalismo russo e brasileiro, tecendo uma análise a partir da experiência histórica do processo revolucionário que desemboca em 1917, na Rússia, e das formulações estratégicas do PCB e do PT, veiculadas na segunda metade do século XX, no Brasil. Parte-se do pressuposto de que o modo de produção capitalista se espacializou de maneira diferenciada nos países, enquanto formação social, e a não observância dessa premissa ensejou elaborações programáticas, no âmbito da esquerda brasileira, privadas do exercício analítico que articulasse a particularidade e a totalidade, como dimensões fundamentais para a interpretação da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronilson Barboza de Sousa, Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil

Gradudo em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, é estudante de Doutorado em Geografia pela UFS.

Lucas Gama Lima, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Delmiro Gouveia, Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, exerce o cargo de Docente do Curso de Geografia do Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2018-06-04

Como Citar

Sousa, R. B. de, & Lima, L. G. (2018). A QUESTÃO AGRÁRIA NO CAPITALISMO: reflexões estratégicas a partir de um paralelo entre a experiência histórica da Rússia e do Brasil. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(1). https://doi.org/10.33026/peg.v19i1.5543

Edição

Seção

ARTIGOS