A QUESTÃO AGRÁRIA NO CAPITALISMO: reflexões estratégicas a partir de um paralelo entre a experiência histórica da Rússia e do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i1.5543

Resumen

O presente artigo tem como propósito refletir sobre o desenrolar da questão agrária no capitalismo russo e brasileiro, tecendo uma análise a partir da experiência histórica do processo revolucionário que desemboca em 1917, na Rússia, e das formulações estratégicas do PCB e do PT, veiculadas na segunda metade do século XX, no Brasil. Parte-se do pressuposto de que o modo de produção capitalista se espacializou de maneira diferenciada nos países, enquanto formação social, e a não observância dessa premissa ensejou elaborações programáticas, no âmbito da esquerda brasileira, privadas do exercício analítico que articulasse a particularidade e a totalidade, como dimensões fundamentais para a interpretação da realidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronilson Barboza de Sousa, Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil

Gradudo em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, é estudante de Doutorado em Geografia pela UFS.

Lucas Gama Lima, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Delmiro Gouveia, Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, exerce o cargo de Docente do Curso de Geografia do Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Publicado

2018-06-04

Cómo citar

Sousa, R. B. de, & Lima, L. G. (2018). A QUESTÃO AGRÁRIA NO CAPITALISMO: reflexões estratégicas a partir de um paralelo entre a experiência histórica da Rússia e do Brasil. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(1). https://doi.org/10.33026/peg.v19i1.5543

Número

Sección

ARTIGOS