CIDADE MÉDIA, POLARIZAÇÃO REGIONAL E SETOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTUDO DE MONTES CLAROS, NO NORTE DE MINAS GERAIS

Iara Soares de FRANÇA, Anete Marília PEREIRA, Beatriz Ribeiro SOARES, Douglas Leite MEDEIROS

Resumo


As cidades médias no Brasil podem  ser pensadas como “centros de  intermediação”, definindo  novos papéis frente a atual organização territorial brasileira.   A preocupação com as cidades de porte médio, no país,  remonta à década de 1970,  sobretudo  a partir da formulação e implementação de programas governamentais direcionados a este segmento da rede urbana, através da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano  (PNDU),  que compunha  o II Plano Nacional de Desenvolvimento do Brasil (II PND).  As cidades médias crescem e  se  expandem obedecendo a  uma dinâmica  de intensos  fluxos de mercadorias, de capitais e de usos. Neste sentido, os espaços são transformados, as atividades deslocam-se intra e inter  regionalmente. Em Montes Claros,  cidade média do Norte de Minas Gerais, o crescimento da cidade, resultante do aumento demográfico e da expansão do tecido urbano, tem ocasionado o surgimento de diversos tipos de funções, relacionadas à prestação de serviços e ao comércio. A sua economia, inicialmente baseada na  agricultura e na pecuária  (século XVII),  experimentou,  após os anos de 1970, um processo de diversificação e especialização  juntamente com o crescimento populacional. Diante disso, o presente estudo analisa o setor de educação superior da cidade média de Montes Claros, enquanto elemento potencializador de sua dinâmica econômica atual, sobretudo com a diversificação dos setores de comércio e serviços. Com isso, Montes Claros se tornou um centro de convergência, no qual as cidades por ela polarizadas usufruem serviços diversos, redefinindo sua organização espacial e suas funções regionais, bem como seu papel como cidade média de grande alcance regional.


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DOI: https://doi.org/10.33081/formacao.v2i16.863

Revista Formação (Online). ISSN: 1517-543X. E-ISSN: 2178-7298

 

 

INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS

                         

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