ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSES SOCIAIS NA CIDADE DE CAICÓ - RN: UM CAMINHO PARA DEMOCRATIZAR O USO DO SOLO URBANO

Autores

  • Monique Hellen de Souza Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • João Manoel Vasconcelos Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v3i23.4305

Resumo

O artigo em questão produz uma análise acerca de como transcorre a aplicação das Zonas Especiais de Interesses Sociais no espaço urbano da cidade de Caicó – RN, como também, fornece um levantamento de imóveis ociosos e vazios urbanos na Área Central da cidade, e em seus bairros adjacentes, com objetivo de promover investigações que colaborem para viabilizar a implementação de instrumentos urbanísticos que subsidiam o processo de democratização do uso e a ocupação do solo urbano.  Executou-se uma caracterização das ZEIS na legislação urbana e nas políticas sócio habitacionais a nível municipal, por meio da qual tornou-se permissível diagnosticar a não delimitação das ZEIS na sua tipologia de assentamentos precários,na sua tipologia de imóveis vazios e vazios urbanos e a disseminação de imóveis ociosos e espaços não edificados. Delimitando, desta forma, um quadro de desenvolvimento citadino, no qual o desordenamento territorial, as irregularidades jurídicas e estruturais, e a negligência das esferas governamentais avolumam-se e ganham expressividade.

 

Palavras – chave: ZEIS, políticas sócio habitacionais, espaço urbano, desordenamento territorial, esferas governamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Hellen de Souza Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Pibic/CNPq do Projeto intitulado: "UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO EM CAICÓ-RN A PARTIR DO ESTABELECIMENTO DAS ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSES SOCIAIS – ZEIS.

João Manoel Vasconcelos Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Caicó.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Silva, M. H. de S., & Vasconcelos Filho, J. M. (2016). ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSES SOCIAIS NA CIDADE DE CAICÓ - RN: UM CAMINHO PARA DEMOCRATIZAR O USO DO SOLO URBANO. Formação (Online), 3(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v3i23.4305

Edição

Seção

Artigos