MENSURANDO O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS: UMA DESCRIÇÃO CRÍTICA DO IDHM, IFDM E IPRS

Autores

  • Julio Cesar Bellingieri Centro Universitário UNIFAFIBE

Palavras-chave:

Índice de desenvolvimento, Município, IDHM, IFDM, IPRS.

Resumo

O trabalho faz uma descrição crítica dos três principais índices que medem o desenvolvimento dos municípios paulistas, sob o paradigma do desenvolvimento humano: o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). O conceito de desenvolvimento variou ao longo do tempo: desenvolvimento como sinônimo de crescimento econômico, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento humano etc. Esse caráter mutável, subjetivo e multidimensional do desenvolvimento inviabiliza a criação de um índice perfeito para medi-lo. O trabalho revela que existem muitos índices de desenvolvimento municipais, cada um deles construído a partir da combinação de uma grande variedade de indicadores sociais, econômicos, ambientais, institucionais etc. Mas defende que, apesar de suas limitações e imperfeições, os índices IDHM, IPRS e IFDM, que contemplam as mesmas dimensões-chave da qualidade de vida (riqueza, educação e saúde), interpretados conjuntamente, são as melhores medidas possíveis do desenvolvimento dos municípios paulistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Bellingieri, Centro Universitário UNIFAFIBE

Graduado e mestre em Economia (Faculdade de Ciências e Letras - UNESP/Araraquara-SP), doutor em Geografia (Instituto de Geociências e Ciências Exatas - UNESP/Rio Claro-SP). Docente do Centro Universitário UNIFAFIBE (Bebedouro-SP) e da Faculdade de Educação São Luís (Jaboticabal-SP).

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

Bellingieri, J. C. (2019). MENSURANDO O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS: UMA DESCRIÇÃO CRÍTICA DO IDHM, IFDM E IPRS. Caderno Prudentino De Geografia, 1(41), 21–44. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/4774

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles