MOBILIDADE URBANA EM ARARAQUARA/SP: DESAFIOS PARA UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO

Autores

  • Rafael Alves Orsi Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

Mobilidade Urbana, Direito à Cidade, Araraquara-SP.

Resumo

A mobilidade urbana representa um dos grandes desafios a ser enfrentado pelas cidades contemporâneas. Os problemas a ele vinculados não se restringem aos grandes centros urbanos e recaem também em cidades de porte médio. Considerando a mobilidade, sustentável e acessível a toda população, como um dos elementos primordiais para a apropriação do espaço urbano, o presente artigo discorre sobre algumas das características apresentadas por Araraquara-SP, as quais resultam em desafios urgentes a serem enfrentados por esta cidade. Para tanto, foram analisados dados referentes aos serviços de transporte público coletivo na cidade, bem como dados relativos à sua frota de veículos particulares. Os resultados do trabalho confirmam a urgência das discussões e de ações sobre a problemática da mobilidade urbana, no sentido de repensar práticas e prioridades para produção de uma cidade sustentável e inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Alves Orsi, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Geógrafo, mestrado e Doutorado em Geografia pela UNESP (Campus de Rio Claro), Prof. do Depto. de Antropologia, Política e Filosofia da UNESP - Campus Araraquara/SP.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Orsi, R. A. (2018). MOBILIDADE URBANA EM ARARAQUARA/SP: DESAFIOS PARA UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO. Caderno Prudentino De Geografia, 1(39), 199–214. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/3732

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles