A AGLOMERAÇÃO URBANA DA SOJA: DILEMAS DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Cleverson Alexsander Reolon Unioeste
  • Edson Belo Clemente de Souza Unioeste

Palavras-chave:

Produção do espaço, Urbanização, Cidades médias, Mesorregião Oeste Paranaense, Aglomeração Urbana da Soja.

Resumo

Busca-se analisar o processo de formação da aglomeração urbana que se convencionou chamar de Aglomeração Urbana da Soja, situada na Mesorregião Oeste Paranaense – uma região agrícola do interior do Brasil. Corroborando os esforços de compreensão da dinâmica socioespacial desta porção do território brasileiro, em particular, o artigo acaba contribuindo com a discussão sobre as relações entre a cidade e o campo. Na área de estudo, algumas cidades têm se adaptado às demandas do campo, cuja produção se encontra, em função disso, repleta de ciência, tecnologia e informação. Com um processo crescente de urbanização, a dinâmica socioeconômica tem tornado a rede urbana regional mais complexa, constatando-se ampliação das migrações pendulares promovidas por pessoas que trabalham ou estudam em localidades distintas daquelas onde residem. Conclui-se que Diana Meirelles da Motta possui certa razão ao generalizar o fato de que algumas aglomerações não metropolitanas surgiram em regiões de agricultura moderna integradas a complexos agroindustriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleverson Alexsander Reolon, Unioeste

Doutor em Geografia. Professor do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), câmpus de Marechal Cândido Rondon. Pesquisador do Grupo de Estudos Fronteiriços (GEF) e do Laboratório de Estudos Regionais (Laber), membro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe).

Edson Belo Clemente de Souza, Unioeste

Doutor em Geografia. Professor da Graduação e dos Mestrados em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), câmpus de Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão. Pesquisador do Grupo de Estudos Fronteiriços (GEF) e do Laboratório de Estudos Regionais (Laber).

Downloads

Publicado

2013-02-04

Como Citar

Reolon, C. A., & Souza, E. B. C. de. (2013). A AGLOMERAÇÃO URBANA DA SOJA: DILEMAS DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA. Caderno Prudentino De Geografia, 2(34), 44–59. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/2009

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles