EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TURISMO E SUAS MOTIVAÇÕES
Resumen
Este artigo apresenta a evolução histórica do turismo, relacionando-o com suas principais motivações. Não há consenso entre os pesquisadores sobre o início do turismo. Alguns apontam para os gregos, outros para os fenícios, ou os romanos. Entretanto, importante é destacar o crescimento desse fenômeno, cujas motivações foram se transformando em cada período histórico. Na Idade Média, apesar das dificuldades, a religiosidade movia milhares de peregrinos aos lugares santos. A partir do século XV o “tour”, realizado por jovens da elite tinha como objetivo o conhecimento de terras e culturas diferentes. Nos séculos XVII e XVIII, surgem os spas, balneários e estações de esqui, onde a elite tratava da saúde e se divertia. No século XIX, o turista tem suas viagens motivadas pela fuga da paisagem deteriorada das cidades. O século XX, com as conquistas sociais e produção capitalista, produziu o turismo de massa. Hoje, apresenta tendência de crescimento, associado à invenção de novas motivações.
Palavras chaves: Turismo, motivação, sociologia do turismo.
HISTORY OF TOURISM AND MOTIVATIONS
Abstract
This article presents the historical evolution of tourism associated with its main motivation. There is no consensus among the researchers about the start of tourism: some of them point to the Greeks, others to the Phoenicians or the Romans. However, it is important to show the growth of this phenomenon, which motivation has been changed in each historical period. During the middle age era, in spite of the difficulties, the religiouness took thousands of pilgrims to sain places. From the 15th century, the tour by the youth of the elite had as objectives the lands knowledge and different cultures. During the 17th and 18th century, spas, bathing and skiing resorts came out, where the elite treated health and also had fun. During the 19th century, the tourists have their trips motivated through the escape of a ruined scenery. During the 20th century with the social conquests and the capitalism production, has produced the bulk tourism. Today, it presents the tendency of growth, associated with the invention of new motivations.
Keywords: tourism, motivation, sociology of tourism.