CIRCO: A ARTE DO RISO E PRÁTICA DA RECONSTRUÇÃO SOCIAL
Resumo
O presente artigo é fruto de uma experiência construída com ex-alunos do Curso de Educação Física da FCT, integrantes da Trupe Sem Pé Nem Cabeça, durante a elaboração do trabalho final de graduação do grupo. Assim, nosso objetivo aqui é o de apresentar um resgate histórico do conhecimento, evolução e transformação da arte circense, tendo em vista que, desde sua emergência, o circo traz em suas práticas diversificadas e em constante transformação, elementos pedagógicos de identificação e interpretação da realidade social. Pretende-se ainda, apresentar as propostas de inserção de diferentes elementos presentes na cultura do circo na Educação Física Escolar, a partir da literatura consultada, das entrevistas realizadas nesse trabalho e da pequena experiência desenvolvida pela Trupe, dentro das atividades circenses.
Palavras chave: circo, história, práticas pedagógicas, sobrevivência
Abstract
This article, a result of experience built with former students of Physical Education, FCT, members of the troupe without rhyme or reason, during the preparation of a final year project. So our goal here is to present a historical knowledge, evolution and transformation of circus arts, with a view that since its emergence, the circus brings in their practices varied and constantly changing, teaching elements of identification and interpretation of social reality. The aim is also to present proposals for inclusion of different elements present in the culture of the circus in Physical Education from the literature, the interviews conducted in this work and expertise developed by the small troupe, circus activities within.
Key words: circus, history, pedagogical practices, survival