PROTAGONISMO JUVENIL EM ASSENTAMENTOS RURAIS: LAZER E CULTURA COMO VETORES DE AGLUTINAÇÃO
Resumo
O presente trabalho pretende realizar uma análise preliminar acerca dos resultados obtidos no trabalho intitulado: “Juventude, cultura e cidadania: estímulo às práticas de lazer para a juventude nos assentamentos rurais de Presidente Venceslau SP”, que tem seu desenvolvimento centrado numa escola de assentamento rural em Presidente Venceslau/SP. Este projeto tem por objetivo promover uma ampliação do conhecimento da juventude dos Assentamentos acerca da temática lazer, bem como colaborar para a viabilização do acesso dessa juventude a algumas formas de lazer. Pelo caráter participativo deste estudo, fez-se necessária uma metodologia qualitativa. Para tanto foi escolhida a metodologia da pesquisa-ação. Procurou-se desenvolver uma educação para a cidadania, estimulando a utilização do espaço físico da referida escola. A participação dos jovens nesse processo se deu de forma bastante ativa no que tange à inserção nas atividades desenvolvidas. No entanto, quando se fez necessário assumir responsabilidades efetivas, apresentaram-se algumas dificuldades de encontrar voluntários dispostos a assumi-las.
Palavras-Chave: Lazer; Juventude; Assentamentos Rurais.
YOUTH LEADERSHIP IN RURAL SETTLEMENTS: LEISURE AND CULTURE AS VECTORS OF AGGLUTINATION
Abstract
The present work intends to accomplish a preliminary analysis concerning the results obtained in the entitled work: "Youth, culture and citizenship: incentive to the leisure practices for the youth in President Venceslau's rural settlements, that has it development centered at a school of rural settlement in Presidente Venceslau/SP. This project has for objective to promote an enlargement of the youth's of the settlements knowledge concerning the theme leisure, as well as to collaborate for the access of these people to the some forms of this. For the character democratic of this study, it was done necessary a qualitative methodology. For so much it was chosen the methodology of the research-action. It tried to develop an education for the citizenship, stimulating the use of the physical space of the referred school. The youths' participation in this process felt in an active plenty way with respect to the insert in the developed activities. However, when it was done necessary to assume effective responsibilities, they came some difficulties of finding willing volunteers to assume them.
KeyWords: Leisure, Youth, Rural Settlement