ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Autores

  • Juliana Aparecida ROCHA LUZ Universidade de São Paulo
  • Neide BARROCÁ FACCIO Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP
  • Hiuri Marcel DI BACO Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão, baseada em revisão literária, sobre a importância de se planejar e aplicar metodologias participativas que envolvam a comunidade, onde os estudos são realizados, e a comunidade científica, com o intuito de dar relevância científica e social às pesquisas desenvolvidas. Essas metodologias participativas são pensadas no âmbito de estudos arqueológicos e museológicos, com iniciativas de Educação Patrimonial junto à comunidade local. Nesse sentido, apresenta propostas participativas pensadas em estudos arqueológicos desenvolvidos, atualmente, na região do Vale do Paranapanema, lado paulista, no município de Iepê- SP.

Palavras-Chave: Educação Patrimonial; Arqueologia; Comunidade Local.

ARCHAEOLOGY AND EDUCATIONAL HERITAGE

Abstract

 This article presents a discussion, based on literary revision, on the importance of planning and applying participative methodology and applying participative methodology that could involve the community where the studies were carried on, and also the scientific community, aiming at pointing out scientific and social relevance to the research developed. This participative methodology was thought over in the field of archaeological and museological studies, with the initiative of Educational Heritage within the local community. In this sense, it presents participative propositions thought over in archaeological studies, currently developed in the region of Paranapanema Valley, on São Paulo, side, in the County of Iepê, SP.

Key words: educational heritage, archaeology, local community.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Aparecida ROCHA LUZ, Universidade de São Paulo

Aluna do Programa de Mestrado em Arqueologia, do Museu de Arqueologia e Etnologia – Universidade de São Paulo.

Neide BARROCÁ FACCIO, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – SP

Professora Doutora em Arqueologia, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista.

Hiuri Marcel DI BACO, Universidade de São Paulo

Aluno do Programa de Mestrado em Arqueologia, do Museu de Arqueologia e Etnologia – Universidade de São Paulo.

Downloads

Como Citar

ROCHA LUZ, J. A., BARROCÁ FACCIO, N., & DI BACO, H. M. (2013). ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Revista Tópos, 2(1), 8–19. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/topos/article/view/2203

Edição

Seção

Artigos