A QUESTÃO NACIONAL ANTE O ELÃ PÓS-MODERNO: CAPITALISMO DEPENDENTE, SUPEREXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO E LUTA DE CLASSES NO BRASIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9035

Abstract

Resumo: O estudo da questão nacional articula uma dupla perspectiva. Por um lado, envolve o diagnóstico sobre o caráter do desenvolvimento capitalista numa dada formação econômico-social; e, por outro, associa-se ao projeto estratégico de superação do capitalismo (ou acomodação neste) com base no diagnóstico assumido. Neste artigo, retomamos criticamente o tema à luz da Teoria Marxista da Dependência (TMD), posicionando a luta de classes e a superexploração da força de trabalho no Brasil como eixos de análise. O estudo foi realizado por meio de coleta e análise documental de notícias sobre reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho no setor da silvicultura em Três Lagoas-MS. A natureza e recorrência das reivindicações, ainda que episódicas e fragmentárias, sugerem que a “velha” contradição de classes segue vigente no capitalismo dependente brasileiro.  

Palavras-chave: questão nacional; capitalismo dependente; superexploração da força de trabalho; Três Lagoas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André Luis Amorim Oliveira, USP - Universidade de São Paulo

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT).

Thiago Araújo Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas

Informações/Biografia: Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas. Coordenador do Laboratório Geográfico de Estudos Econômicos e Políticos (LAGEP)-UFMS.

Published

2023-02-24

How to Cite

Oliveira, A. L. A., & Santos, T. A. (2023). A QUESTÃO NACIONAL ANTE O ELÃ PÓS-MODERNO: CAPITALISMO DEPENDENTE, SUPEREXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO E LUTA DE CLASSES NO BRASIL. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 24(1), 137–169. https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9035