ANÁLISE GEOGRÁFICA DO TRABALHO NOS CINCO PRINCIPAIS MUNICÍPIOS SOJICULTORES DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9912

Resumo

Este artigo se insere em ampla pesquisa acerca da hegemonização do espaço rural brasileiro com a sojicultura. A cultura apresenta um viés agroexportador, fundado em um modelo neoliberal que oligopoliza o campo. A cadeia produtiva baseia-se na biotecnologia transgênica, em agrotóxicos e na mecanização, altamente especulativa, de natureza exógena. Uma das consequências do modelo dominante é a precarização do trabalho nos espaços geográficos que hegemoniza, em análise específica dos cinco principais municípios sojicultores do Rio Grande do Sul. Apesar das promessas de geração de emprego e renda, a matriz produtiva sojicultora não democratiza a reprodução do capital que gera às populações regionais. O capital é gerado, mas se concentra em oligopólios nacionais e estrangeiros; e não se reproduz na remuneração salarial e na geração de empregos, provocando a maior vulnerabilidade social dos municípios sojicultores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Rudolfo Hettwer, Universidade Federal de Santa Maria

GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE

ESPECIALIZAÇÃO EM SOCIOLOGIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MESTRANDO EM GEOGRAFIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Eduardo Schiavone Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1989), graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Pós-doutor em Geografia pela Unesp. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. 

Downloads

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Hettwer, H. R., & Schiavone Cardoso, E. (2023). ANÁLISE GEOGRÁFICA DO TRABALHO NOS CINCO PRINCIPAIS MUNICÍPIOS SOJICULTORES DO RIO GRANDE DO SUL. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 24(1), 388–416. https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9912