A COPA DO MUNDO FIFA (2022) COMO ESTRATÉGIA DE CONSOLIDAÇÃO DE UMA IMAGEM: O CONTRADITÓRIO CASO DO CATAR

Autores

  • Matheus Andrade Marques
  • Jhony Frota Macedo Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9698

Resumo

O presente texto obteve como anseio a execução de uma análise a despeito da opção do Catar como país sede da Copa do Mundo FIFA em 2022 e sua estratégia de autopromoção através do referido evento. Em função de sediar o principal torneio futebolístico mundial, o Catar vislumbrou a sua consolidação como importante nação à nível global. Porém, percebe-se que diferentemente do anseio dos governantes cataris, outras imagens tomaram notoriedade perante o mundo, com destaque para casos de violação de direitos humanos de trabalhadores nas obras de preparação da Copa. Deste modo, ao longo do presente artigo apresentamos alguns desses episódios, dando ênfase ao cenário contraditório que fora exposto, assim, constatou-se que houve uma inversão na difusão da imagem pretendida pelo país, sendo essa composta primordialmente por problemas no âmbito social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Andrade Marques

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão, mestre em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pela Universidade Estadual do Maranhão, doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

Jhony Frota Macedo, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Marques, M. A., & Macedo, J. F. (2023). A COPA DO MUNDO FIFA (2022) COMO ESTRATÉGIA DE CONSOLIDAÇÃO DE UMA IMAGEM: O CONTRADITÓRIO CASO DO CATAR. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 24(1), 451–471. https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9698