EDUCAÇÃO DO CAMPO E RESISTÊNCIA CAMPONESA: A PRÁXIS PEDAGÓGICA EMANCIPATÓRIA, DIALÓGICA E EM ALTERNÂNCIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA ROSALVO DA ROCHA RODRIGUES (EFAR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9557

Resumo

Apresentamos uma reflexão acerca da prática da Pedagogia da Alternância desenvolvida na Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues (EFAR). Como práxis pedagógicas em Educação do Campo, possui vínculos com a Educação Popular Freireana ao se contrapor ao projeto capitalista de educação, formando camponeses em técnicos agrícolas que contribuem com a emancipação dos sujeitos excluídos e subalternizados por meio da organização e fortalecimento da identidade de classe para os processos sociopolíticos de resistência territorial. Este artigo analisa a experiência quanto política/escola pelo método dialético, partindo-se da história concreta de luta da conquista da terra. As metodologias utilizadas foram a discussão teórica e a pesquisa de campo da EFAR, onde entrevistamos educadores, educandos e gestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adenilso dos Santos Assunção, UFGD

Professor, graduado em geógrafo, especialista em educação do campo, mestrando em geografial

Rodrigo Simão Camacho, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Doutor em Geografia pela FCT-UNESP. Docente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) e no Programa Pós-Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET) - FAIND / UFGD. Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia na UFGD e na UFMS, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Assunção, A. dos S., & Simão Camacho, R. (2023). EDUCAÇÃO DO CAMPO E RESISTÊNCIA CAMPONESA: A PRÁXIS PEDAGÓGICA EMANCIPATÓRIA, DIALÓGICA E EM ALTERNÂNCIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA ROSALVO DA ROCHA RODRIGUES (EFAR). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 24(1), 85–112. https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9557