A SUPEREXPLORAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA:

O CASO DOS PROFESSORES (AS) CONTRATADOS (AS) PELO REGIME ESPECIAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO (REDA) NO ESTADO DA BAHIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33026/haxgcr98

Resumen

Este estudo está situado no âmbito das políticas públicas educacionais, tem por objetivo apresentar a superexploração do trabalho dos professores contratados pelo Regime Especial de Direito administrativo (REDA) durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19). A metodologia consiste numa revisão bibliográfica que prioriza a totalidade histórica - social do tema. Os primeiros resultados revelam que o ensino remoto está sendo realizado principalmente pelo teletrabalho com as seguintes consequências: intensificação da jornada de trabalo docente, exaustão docente, adoecimento docente, falta de formação tecnológica, falta de recursos digitais e acesso a internet. Portanto, as condições do trabalho pelo ensino remoto intensificaram a exploração do trabalho docente.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Érica Vieira Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Liguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Geografia (GEPEGEO).
  • Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
    Doutor em Educação (UFSCAR). Professor coordenador do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)-UNEB/Campus VI. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Geografia (GEPEGEO).

Publicado

2025-07-07

Cómo citar

A SUPEREXPLORAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA:: O CASO DOS PROFESSORES (AS) CONTRATADOS (AS) PELO REGIME ESPECIAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO (REDA) NO ESTADO DA BAHIA. (2025). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 26(1), 113-132. https://doi.org/10.33026/haxgcr98