ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO DE CÁCERES, MATO GROSSO: VOZES E INTERESSES DISSONANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9304

Resumo

O estudo trata do processo de implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Cáceres (MT) e possíveis implicações socioeconômicas e ambientais. Foram realizadas entrevistas com membros da sociedade cacerense, de modo a contrapor diferentes racionalidades em tensão: a que privilegia o vetor de acumulação tecnoindustrial e a que defende o vetor tecnoeco(lógico) de valorização da sustentabilidade ambiental e anuncia alternativas socioprodutivas para as comunidades locais. O projeto é cercado de polêmica socioambiental, pois sua efetivação envolve o agronegócio regional, a qualificação de trabalhadores e a hidrovia Paraguai-Paraná, porque sua utilização pode gerar sérios impactos ao rio Paraguai, ao bioma e às populações que vivem do e no Pantanal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yung Felipe Garcia, Universidade do Estado de Mato Grosso - Secretaria de Estado de Educação de São Paulo

Licienciado em Geografia pela UNESP - Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Cáceres - Professor da rede estadual de ensino do estado de São Paulo.

Aumeri Carlos Bampi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Filósofo, Especialista em Planejamento Educacional e Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Docente dos Programas de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Dedica-se a estudos socioambientais.

Carlos Alberto Franco da Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira agrícola, corporação, rede política territorial, Amazônia, Cerrado, soja e cana.

Marisa Regina Kohler, Universidade do Estado de mato Grosso - SEDUC / MT, Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Vera/ MT.

Doutora em Ciências Ambientais (UNEMAT); Possui Mestrado em Ciências Ambientais - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Especialização em Bioética - Universidade Federal de Lavras - UFLA - MG; graduação em Ciências - Habilitação Biologia - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; Docente efetiva da Educação Básica - SEDUC / MT, lotada na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Vera/ MT. Tem experiência na área de Biologia/ Ciências.

Almir Arantes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Historia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1993) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop. Atua nas seguintes temáticas: metodologia de pesquisa, pesquisa educacional, desenvolvimento regional, políticas públicas.

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

Garcia, Y. F., Bampi, A. C., Franco da Silva, C. A., Kohler, M. R., & Arantes, A. (2023). ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO DE CÁCERES, MATO GROSSO: VOZES E INTERESSES DISSONANTES. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 24(1), 170–194. https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9304