TERRITORIALIZAÇÃO DA LUTA CAMPONESA NO SUDESTE PARAENSE: O CASO DO ACAMPAMENTO HELENIRA RESENDE, MARABÁ-PARÁ-BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v23i.9287

Resumo

O artigo visa analisar a territorialização dos acampados do acampamento Helenira Resende, localizado no município de Marabá-Pará-Brasil, o qual é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a partir da ocupação, no ano de 2009, do complexo Cedro, de propriedade do Grupo Santa Bárbara Xinguara S.A. Para alcançar o objetivo realizou-se, enquanto procedimentos metodológicos, a revisão bibliográfica; análise documental; trabalho de campo; observação sistemática; aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas; registro fotográfico; e a construção de mapas temáticos. Esses procedimentos permitiram compreender o processo de expropriação camponesa realizada no antigo Polígono dos Castanhais, resultando em diversos conflitos fundiários, a partir da organização dos camponeses em sindicatos e movimentos sociais com vistas a recuperarem seus territórios, a exemplo do acampamento Helenira Resende, situada em uma propriedade com indícios de irregularidades. Para se territorializar os acampados implementam o “repertório” do MST, que envolve a ocupação da terra, construção da escola, manifestações, bloqueios de estradas e a produção agrícola diversificada e saudável para o consumo do núcleo familiar e a venda do excedente em feiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Rego Miranda, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor Adjunto I no curso de licenciatura e bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) - Campus de Marabá. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2006) e Mestrado em Organização e Gestão do território pela Universidade Federal do Pará (2009). Doutorado em Geografia Humana pela USP. Tem experiência na área de Geografia Agrária e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas:desenvolvimento regional; políticas públicas de desenvolvimento rural; agricultura camponesa; relação urbano e rural e movimentos socioterritoriais.

Beatriz Andrade Cardoso, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e bolsista de Iniciação a Pesquisa (IC) no projeto "A territorialização da luta pela terra no sudeste paraense a partir dos acampamentos dos movimentos sindicais/Fetagri e movimentos sociais/MST".

Downloads

Publicado

2022-09-14

Como Citar

Miranda, R. R., & Cardoso, B. A. (2022). TERRITORIALIZAÇÃO DA LUTA CAMPONESA NO SUDESTE PARAENSE: O CASO DO ACAMPAMENTO HELENIRA RESENDE, MARABÁ-PARÁ-BRASIL. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 23(1). https://doi.org/10.33026/peg.v23i.9287