O USO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO PELO NOVO SINDICALISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9278

Resumo

O artigo procura analisar geograficamente, o período do auge do movimento sindical, no território brasileiro, conhecido como Novo Sindicalismo, liderado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC situado no município de São Bernardo do Campo, no período de 1978 a 1988.  Nesta época graças a postura combativa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, por meio de greves organizadas de forma estratégica, os trabalhadores tiveram várias melhorias, como aumentos salariais, redução da jornada de trabalho e condições de trabalho mais salubres. A metodologia utilizada neste trabalho, incidiu na leitura de livros sobre o tema e os conceitos utilizados e na coleta de dados secundários, para a elaboração de quadros, mapas, figuras e fotos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Soares Cruz, Prefeitura Municipal de São Fidélis

Atua como professora na Prefeitura Municipal de São Fidélis, lecionando Geografia, em classes do Ensino Fundamental II.Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: território e sindicatos; trabalho; ensino.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Como Citar

Cruz, M. C. S. (2023). O USO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO PELO NOVO SINDICALISMO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 24(1), 334–350. https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9278