OS REVIRANTES E AS PRÁTICAS TERRITORIAIS DA COLETA SELETIVA EM UBERABA-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9200

Resumo

Este artigo pretende exprimir as práticas territoriais dos homens e mulheres que reviram as lixeiras em busca de materiais recicláveis na cidade de Uberaba-MG. O ato de revirar as sobras da sociedade em busca de materiais para negociação no que temos proposto chamar de Circuito Espacial Produtivo dos Recicláveis (CEPR) é analisado a partir das categorias trabalho e território praticado. As práticas territoriais e o trabalho de catação foram analisados com base nos conceitos alinhados a Geografia do Trabalho. Foram entrevistados dezesseis (16) catadores, sendo doze (12) do sexo masculino e quatro (4) do sexo feminino. Durante a sistematização das entrevistas, foram colhidas as ideias centrais dos(as) entrevistados(as) e em seguida criou-se um único discurso entre eles no intento de estabelecer as representações sociais.

Palavras-chave: Catadores; Trabalho; Coleta Seletiva; Circuito da Reciclagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Cristiano de Paula

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014), graduação em Tecnologia em Desenvolvimento Social pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2008) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Atualmente é colaborador técnico da Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Reci e professor da educação básica da Escola Estadual Quintiliano Jardim. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento social, geografia., movimentos sociais, prática educativa, currículo, mobilidade urbana e catadores.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

de Paula, M. C. (2023). OS REVIRANTES E AS PRÁTICAS TERRITORIAIS DA COLETA SELETIVA EM UBERABA-MG. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 24(1), 417–450. https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.9200