A REPRODUÇÃO DA PESCA ARTESANAL NO TERRITÓRIO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO LOURENÇO, GOIANA (PE) E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE

Autores

  • João Paulo Gomes De Oliveira Universidade Federal de Pernambuco -UFPE
  • Anselmo César Vasconcelos Bezerra Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco: Recife, PE, BR.

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i3.9050

Resumo

Na pesca  artesanal, a reprodução social é entendida tanto em função das condições objetivas (trabalho, renda, alimentação) quanto de  estruturas simbólicas das relações dos  pescadores com os ambientes naturais, a  cultura local e os modos de saber-fazer  das comunidades pesqueiras. Desse modo, o objetivo deste artigo é descrever o comportamento da dimensão Tecnoeconômica da reprodução social da Comunidade Quilombola de São Lourenço (Goiana/PE). Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, com caráter descritivo ancorado na análise qualitativa dos dados com base no modelo explicativo do fenômeno da reprodução social da saúde desenvolvido por Juan Samaja (2000). As condições de vida e saúde são reflexos da interação e conexão das macro e micro estruturas representadas por essas dimensões por intermédio de um movimento histórico, complexo e sistêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Gomes De Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco -UFPE

Gestor Ambiental formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).

Anselmo César Vasconcelos Bezerra, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco: Recife, PE, BR.

rofessor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) nos cursos de Gestão Ambiental e Licenciatura em Geografia (Graduação) e Sustentabilidade Urbana e Educação Ambiental (Pós-graduação). Atualmente desenvolve pesquisas sobre as relações entre saúde, ambiente e território com ênfase no ambiente urbano. É membro pesquisador dos grupos: Ecologia e Análises Socioambientais; Geografia para a Promoção da Saúde e do INCT Observatório das Metrópoles. Também desenvolve trabalhos de extensão com educação ambiental e saúde em comunidades tradicionais. Participa de conselhos interinstitucionais na área ambiental no Estado de Pernambuco. Tem interesse nas áreas: Geografia da Saúde, Políticas Públicas, Conflitos Socioambientais e Vigilância em Saúde Ambiental.

Downloads

Publicado

2022-08-13

Como Citar

De Oliveira, J. P. G., & Bezerra, A. C. V. (2022). A REPRODUÇÃO DA PESCA ARTESANAL NO TERRITÓRIO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO LOURENÇO, GOIANA (PE) E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(3), 48–68. https://doi.org/10.33026/peg.v22i3.9050