O ARDIL DO ARDOR: SUBORDINAÇÃO CAMPONESA NO AGRONEGÓCIO DA PIMENTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i2.8758

Resumo

O agronegócio sustenta-se na expropriação e subordinação da terra e do trabalho. Desse modo, ao considerar os liames que o (des)envolvem, a análise objetiva entender os mecanismos de destituição da permanência de relações não-capitalistas, através da dominação de monopólios agroindustriais. O ponto de partida é o Perímetro Irrigado Piauí, no município de Lagarto, em Sergipe; em particular, as relações estabelecidas pelo Grupo Maratá, que reproduzem o ardil da subordinação na produção de pimenta. As entrevistas entremeiam-se às construções teóricas sobre a monopolização do capital, o agronegócio e suas determinações históricas e o papel político do campesinato na formação territorial do Brasil. Portanto, desvela-se o ardor da realidade dos trabalhadores e trabalhadoras como processo contraditório entre relações de produção e forças produtivas no atual contexto de crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Barreto Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho em Itabaiana/Sergipe. Bolsista no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/UFS/CNPq), sob orientação da Profa. Dra. Josefa de Lisboa Santos.

Josefa de Lisboa Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Profa. Dra. dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe e líder do Grupo de Pesquisa Relação Sociedade-Natureza e Produção do Espaço (PROGEO/UFS/CNPq), e do Laboratório de Estudos Territoriais (PPGEO/UFS).

Bruno Andrade Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS/CAPES). Mestrado em Geografia (PPGEO/UFS/CNPq).  Pesquisador no Grupo de Pesquisa Relação Sociedade-Natureza e Produção do Espaço Geográfico (PROGEO) e no Laboratório de Estudos Territoriais (LATER)

Downloads

Publicado

2021-10-26

Como Citar

Lima, T. B., Santos, J. de L., & Ribeiro, B. A. (2021). O ARDIL DO ARDOR: SUBORDINAÇÃO CAMPONESA NO AGRONEGÓCIO DA PIMENTA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(2), 100–127. https://doi.org/10.33026/peg.v22i2.8758

Edição

Seção

ARTIGOS