FEMINISMO E A AGROECOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NAS BASES INTERNACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i3.8650

Resumo

Neste trabalho a interface entre o Feminismo e a Agroecologia foi investigada por meio da produção científica registrada em duas bases internacionais, Web of Science e Scopus. No intuito de mapear como esta interlocução se apresenta foi feito um levantamento dos trabalhos através de strings de busca e leitura dos achados na íntegra para uma revisão sistemática. A análise foi agrupada, em ordem cronológica, nas correlações explícita e implícita, a partir da utilização dos termos "Feminismo" e "Agroecologia" e as questões que tocavam ambos os campos foram observadas. Verificou-se que a produção científica ainda é tímida, que a América Latina é um campo fértil de experiências e, ao mesmo tempo, objeto de estudo internacional. Conclui-se que a temática é uma perspectiva e precisa ser trabalhada na produção científica internacional, pois tem potencial para amadurecer ambos os campos e alcançar alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nélida Reis Caseca Machado, Centro Universitário de Formiga UNIFOR/MG

Graduada em Direito pela Universidade José do Rosário Vellano. Especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Direito (Constitucionalismo e Democracia) pela Faculdade de Direito do Sul de Minas.  Doutoranda em Ciência Ambiental pela Universidade Federal de Alfenas. Servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Professora e Pesquisadora no Centro Universitário de Formiga e membro do grupo de pesquisa Direitos Humanos e Diversidades na Universidade Católica de Santos

Isabela Cristina da Silva Leite, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Mestranda em Ciências Ambientais (UNIFAL);
Graduada em Direito - (Unifenas); Pós graduada em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais (UNIFEI Universidade Federal de Itajubá); Pós graduanda MBA Gestão Pública e Inovação (UNICENTRO Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná).

Janine Ameku Neves, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Licenciada em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente) (2010), mestre em Ciências em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá (2015), na área de concentração Energia, Sociedade e Meio Ambiente. Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal Sul de Minas - Campus Muzambinho (2017), especialista em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade (TFPS/UNIFEI) e atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). 

Luciana Botezelli, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) Instituto de Ciência e Tecnologia. Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT/UNIFAL, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNIFAL).

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); mestrado em Engenharia Florestal (Manejo Ambiental); especialização em Ecoturismo e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais; doutorado em Engenharia Florestal (Ciências Florestais) também pela UFLA.

Adriana Maria Imperador, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) Instituto de Ciência e Tecnologia Brasil. Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT/UNIFAL, Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNIFAL).

Graduação em Ciências Biológicas pla Pontifícia Universidade de Sao Paulo, Mestrado e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP São Carlos.

Downloads

Publicado

2022-08-13

Como Citar

Machado, N. R. C., Leite, I. C. da S., Neves, J. A., Botezelli, L., & Imperador, A. M. (2022). FEMINISMO E A AGROECOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NAS BASES INTERNACIONAIS. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(3), 93–114. https://doi.org/10.33026/peg.v22i3.8650