REESTRUTURAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA DE SÃO FRANCISCO DO BREJÃO/MA: DESAFIOS PARA ORGANIZAÇÃO DO COOPERATIVISMO DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i2.8573

Resumo

O artigo investiga mudanças organizacionais e de normas técnicas na cadeia produtiva leiteira de São Francisco do Brejão, Maranhão, que afetam os pequenos produtores, especialmente pela concentração do beneficiamento para contemplar certificação sanitária e pelo aumento do custo relativo de produção, alavancando o avanço dos maiores grupos em detrimento dos pequenos produtores. A pesquisa utiliza indicadores do agronegócio e, para investigar a situação concreta dos produtores, se vale de diário de campo no qual foram registrados diálogos e interpelações. Conclui que a permanência dos pequenos produtores exige atuação coordenada e interação com instituições de ensino e pesquisa, objetivando aquisição dos requisitos necessários à certificação sanitária e a implementação de políticas de fomento econômico solidárias e referenciadas pelo ideário cooperativista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de pesquisa Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais. Bolsista no Programa de Excelência Acadêmica (PROEX/CAPES). Pesquisadora do Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ). Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia (LCH) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atuei como professora da rede pública estadual do Maranhão (MA). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e do programa de Residência Pedagógica (CAPES).

Roberto Leher, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

É professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Políticas e Instituições Educacionais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em Educação. É professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes/SP e pesquisador do CNPq. Foi reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (de julho de 2015 a julho de 2019).

Downloads

Publicado

2021-10-26

Como Citar

Sousa, J., & Leher, R. (2021). REESTRUTURAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA DE SÃO FRANCISCO DO BREJÃO/MA: DESAFIOS PARA ORGANIZAÇÃO DO COOPERATIVISMO DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(2), 470–493. https://doi.org/10.33026/peg.v22i2.8573

Edição

Seção

DOSSIÊ "TRABALHO E COOPERATIVISMO RURAL INSERÇÕES E CONTRAPOSIÇÕES AO SISTEMA CAPITALISTA"