MODELO COOPERATIVO OPERACIONALIZADO PELA COAMO E SUA COOPERATIVA DE CRÉDITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i3.8567

Resumo

O cooperativismo que, emergiu como uma forma organizativa de resistência ao capitalismo, vai ao longo da história se moldando e se adaptando como forma de sobrevivência ao mercado. Dentre um dos princípios cooperativos tem-se a intercooperação que oferece relevantes vantagens organizativas entre cooperativas, empoderando-as através da junção das fortalezas. Neste contexto, este estudo objetiva identificar os tipos de relações fundantes no processo de articulação socioeconômica desenvolvidas pela Coamo Agroindustrial Cooperativa e sua Cooperativa de Crédito, a Credicoamo, as quais, através de sua estreita conexão, constituem a maior cooperativa agrícola da América Latina. Este trabalho é resultante de parte dos estudos e diagnósticos obtidos durante pesquisa de mestrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosecleia Burei Presa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Ciências Contábeis com especializações em Adminsitração Financeira e Controladoria, Crédito Rural e Cooperativismo Solidário, Educação Profissional e Tecnológica. Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Pesquisadora associada ao NECOOP - Núcleo de Estudos em Cooperação e Agroecologia, colaboradora  voluntária no grupo PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia.

Pedro Ivan Christoffoli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável, docente no Programa de mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Federal da Fronteira Sul, Coordenado do NECOOP - Núcleo de Estudos em Cooperação e Agroecologia, tutor colaborador  grupo PET/Conexão de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia.

Downloads

Publicado

2022-08-13

Como Citar

Presa, R. B., & Christoffoli, P. I. (2022). MODELO COOPERATIVO OPERACIONALIZADO PELA COAMO E SUA COOPERATIVA DE CRÉDITO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(3), 308–330. https://doi.org/10.33026/peg.v22i3.8567

Edição

Seção

DOSSIÊ "TRABALHO E COOPERATIVISMO RURAL INSERÇÕES E CONTRAPOSIÇÕES AO SISTEMA CAPITALISTA"