EXPLORAÇÃO DA MÃO DE OBRA ESCRAVA RURAL NA CONTEMPORANEIDADE: ESTUDO DE CASOS RELACIONADOS AOS TERRITÓRIOS DO VALE DO JEQUITINHONHA – MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i1.8520

Resumo

Conforme dados divulgados pelo Ministério Público do Trabalho, no período de 1995 a 2018, foram resgatados 53.607 trabalhadores em condições análogas à de escravo no Brasil, nos termos do art. 149 do Código Penal Brasileiro, dos quais 70% se encontravam em territórios rurais. Diante desta realidade, o objetivo do artigo é explorar a noção de trabalho escravo contemporâneo, demonstrando como o mesmo se manifesta no Vale do Jequitinhonha, estado de Minas Gerais, e sua intrínseca relação com o processo histórico da região. Para tanto, além da discussão teórica e revisão bibliográfica sobre a temática central, realizou-se uma pesquisa documental para a coleta de dados sobre os resgates realizados. A partir dos resultados apresentados, conclui-se que o trabalho escravo contemporâneo serve à lógica do capitalismo dependente e, por isso, sua extinção está subordinada a uma mudança estrutural, que necessita de complexas transformações territoriais em longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Koch Andrade Farina, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Bacharel em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2017) e mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2020). Atualmente, Assistente em Administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Pacelli Henrique Teodoro Martins, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Licenciado (2007) e Bacharel (2009) em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista e Doutor (2012) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da mesma instituição de ensino, com estágio na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal, e como bolsista (2006-12) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Residência Pós-Doutoral (2012-14) pela Universidade Federal de Minas Gerais, como bolsista de Pós-Doutorado Júnior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. Atualmente, Professor Adjunto da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em nível de graduação e pós-graduação. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase nas subáreas da Geografia Humana e Física (Geografia Ambiental), atuando principalmente nos seguintes temas: natureza e sociedade, tempo e espaço; produção do espaço e conflitos; política urbana e questão ambiental; desenvolvimentos e sustentabilidade; clima urbano e mudanças globais; educação e Geografia.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Andrade Farina, A. K., & Teodoro Martins, P. H. (2021). EXPLORAÇÃO DA MÃO DE OBRA ESCRAVA RURAL NA CONTEMPORANEIDADE: ESTUDO DE CASOS RELACIONADOS AOS TERRITÓRIOS DO VALE DO JEQUITINHONHA – MINAS GERAIS. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(1), 373–404. https://doi.org/10.33026/peg.v22i1.8520

Edição

Seção

ARTIGOS