COOPERATIVISMO E RELAÇÕES DE PODER - UM COMPARATIVO ENTRE A COOPAR (COOPERATIVA MISTA DE PEQUENOS AGRICULTORES DA REGIÃO SUL LTDA.) E A EMPRESA SOUZA CRUZ S.A.

Autores

  • Leandra Holz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i3.8485

Resumo

Este trabalho discute as possibilidades de gestão democrática no cooperativismo a partir de uma análise comparativa sobre as relações de poder estabelecidas entre produtores de São Lourenço do Sul e a Coopar (Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul Ltda.), e entre produtores e a empresa de tabaco Souza Cruz S. A. (braço brasileiro da British American Tobacco). Tentamos compreender essas relações a partir de alguns aspectos da teoria marxista, pressupondo que a cooperativa possibilitaria maiores espaços de poder aos produtores, enquanto que na empresa, pouco espaço lhes seria reservado. A partir de entrevistas; participação em assembleias e da própria vivência na região, observamos como os mesmos produtores experimentam essas diferentes relações de poder, e procuramos discutir algumas divergências em relação à teoria utilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandra Holz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, mestranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Área de atuação: Sociedade, ruralidade e ambiente.

Downloads

Publicado

2022-08-13

Como Citar

Holz, L. (2022). COOPERATIVISMO E RELAÇÕES DE PODER - UM COMPARATIVO ENTRE A COOPAR (COOPERATIVA MISTA DE PEQUENOS AGRICULTORES DA REGIÃO SUL LTDA.) E A EMPRESA SOUZA CRUZ S.A. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(3), 252–280. https://doi.org/10.33026/peg.v22i3.8485

Edição

Seção

DOSSIÊ "TRABALHO E COOPERATIVISMO RURAL INSERÇÕES E CONTRAPOSIÇÕES AO SISTEMA CAPITALISTA"