COOPERATIVISMO E TERRITORIALIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO DO CAFÉ NO SUL DE MINAS GERAIS

Autores

  • Warllen Torres Nannini Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas
  • Flávio Henrique Calheiros Casimiro Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas https://orcid.org/0000-0002-5625-7927

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.8469

Resumo

O presente texto propõe uma discussão sobre o papel do cooperativismo para a funcionalização do modelo de produção característico do agronegócio do café, no sul do estado de Minas Gerais. O cooperativismo agropecuário, que em muitos contextos pode significar, um modelo de atuação contra-hegemônico do capital, possibilitando a sobrevivência de determinadas práticas e culturas subalternas, nessa análise, assume a própria expressão da estratégia do agronegócio para a constituição e atualização do seu modelo produtivo. Nessa conjuntura, o cooperativismo patronal característico do agronegócio do café, principalmente na região sul mineira, engendra e compatibiliza as condições econômicas, políticas e culturais que viabilizam não só o dinamismo e o padrão de acumulação, mas também a articulação funcionalizante entre os setores avançados do capital e os setores tradicionais familiares, que constituem a cafeicultura sul-mineira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Warllen Torres Nannini, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas

Licenciado em Geografia (IFSULDEMINAS), mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas.

Flávio Henrique Calheiros Casimiro, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas

Doutor em História Social (UFF); Professor Efetivo de História econômica e Economia Política do IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas.

Downloads

Publicado

2023-01-06

Como Citar

Nannini, W. T., & Casimiro, F. H. C. (2023). COOPERATIVISMO E TERRITORIALIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO DO CAFÉ NO SUL DE MINAS GERAIS. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 24(1), 1–30. https://doi.org/10.33026/peg.v24i1.8469