TRABALHO E ADOECIMENTO DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE JATAÍ (GO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i1.8394

Resumo

A década de 1990 trouxe inúmeras mudanças sobre a profissão docente, que refletiram no seu trabalho, na sua qualidade de vida e, consequentemente, no seu processo de adoecimento. Por isso, buscou-se compreender com esse estudo como tem se dado o processo de adoecimento docente, tendo em vista pensar nas medidas que podem ser adotadas a fim de minimizar essa problemática. Este estudo foi realizado com professores de uma escola estadual do município de Jataí-GO, e indicou que mais de 50% dos entrevistados precisaram se ausentar do trabalho por motivos de doença, alguns destes já sofriam com a síndrome de Burnout. Como forma de reduzir essa problemática muitos profissionais falaram sobre a necessidade de valorização salarial, redução da jornada de trabalho, disponibilidade de atendimento médico-hospitalar para os professores, entre outros.

Palavras chave: Trabalho. Doença. Professor.  Jataí (GO).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalli Adriane Rodrigues Souza, UFJ- Regional Jataí

Com formação na área de Geografia pela UFJ- Regional jataí, Mestrado pelo Programa de pós Graduação da UFG- Regional Jataí, graduação em Pedagogia pela Faculdade FAFIBE e especialização em Educação inclusiva pela Faculdade São Luís, atualmente atua como docente da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Rodrigues Souza, N. A., & Rodrigues, M. J. (2021). TRABALHO E ADOECIMENTO DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE JATAÍ (GO). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(1), 262–278. https://doi.org/10.33026/peg.v22i1.8394

Edição

Seção

ARTIGOS