A QUESTÃO TERRITORIAL NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO EM MATO GROSSO DO SUL: O ESTUDO DE CASO DA LEDUC E O PPGET

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i3.8374

Resumo

Este texto tem o objetivo, em um primeiro momento, de fazer uma reflexão teórica explicitando a importância do debate sobre as relações socioterritoriais no campo para a Educação do Campo, sendo que, para isto, a reflexão acerca dos/das territórios/territorialidades camponesas é primordial.  Na segunda parte do texto, analisamos a forma como o debate da questão territorial se apresenta no currículo da formação de educadores do campo, em nível de graduação, na Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC), e no mestrado em Educação e Territorialidade (PPGET), ambos na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A metodologia da pesquisa se baseou na reflexão teórica, observação-participante e pesquisa documental, sobretudo, da Proposta Política Curricular (PPC) dos cursos mencionados.

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Biografia do Autor

Rodrigo Simão Camacho, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Dourados, Mato Grosso do Sul

Licenciado e mestre em Geografia pela UFMS. Doutor em Geografia pela FCT-UNESP com pós-doutorado em Geografia pela UFMS-CPTL;  Docente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) e do programa de pós graduação em Educação e Territorialidade (PPGET) da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Do Programa de Pós - Graduação em Geografia da Faculdade Ciências Humanas (FCH) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) campus de Três Lagoas-MS.

OrcID: https://orcid.org/0000-0002-3826-6248. 

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Publicado

2022-08-13

Como Citar

Camacho, R. S. (2022). A QUESTÃO TERRITORIAL NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO EM MATO GROSSO DO SUL: O ESTUDO DE CASO DA LEDUC E O PPGET. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(3), 3–25. https://doi.org/10.33026/peg.v22i3.8374