QUESTÃO AGRÁRIA: CAMPESINATO E DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA NO CAPITALISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i1.8348

Resumo

Na agricultura, o desenvolvimento do capitalismo faz com que o campesinato tenha a sua existência constantemente ameaçada, uma vez que as relações capitalistas fazem pesar sobre estes os problemas e conflitos decorrentes de um processo permanentemente atualizado entre capital e trabalho, possível de ser analisado por meio do conceito de questão agrária. Nesse sentido, este artigo busca analisar alguns dos principais elementos teóricos e conceituais deste processo, sobretudo quanto ao caráter contraditório do desenvolvimento do capitalismo no campo. Para isso, foram utilizadas algumas das obras de referência para o debate, com destaque para as contribuições de Kautsky (1980), Lênin (1985), Luxemburg (1985) e Chayanov (1981). Em conjunto, estas obras oferecem subsídios para a análise e compreensão de problemas que, até os dias de hoje, mantém a questão agrária como um processo imprescindível para o entendimento da evolução do capitalismo no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VALMIR JOSÉ DE OLIVEIRA VALÉRIO, FCT - UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE

Professor, Geógrafo e Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Presidente Prudente. Foi bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no qual estudou as implicações da expansão da cana-de-açúcar para a produção e distribuição de alimentos hortifrútis no estado de São Paulo. Foi bolsista de mestrado do CNPq, no qual estudou os impactos da expansão da agroindústria canavieira para a produção e abastecimento alimentar no município de Tupi Paulista/SP. Foi bolsista de iniciação científica (IC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na qual estudou as implicações da territorialização do agronegócio canavieiro para a produção de alimentos no município de Flórida Paulista/SP. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA). Parecerista da Revista Nera. Coordenador do periódico eletrônico Boletim DATALUTA.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

VALÉRIO, V. J. D. O. (2021). QUESTÃO AGRÁRIA: CAMPESINATO E DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA NO CAPITALISMO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(1), 238–261. https://doi.org/10.33026/peg.v22i1.8348

Edição

Seção

ARTIGOS