NAS INTERFACES DA SAÚDE DO TRABALHADOR: REFLEXÕES ACERCA DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS, BRASIL

Autores

  • Christiane Karla Spielmann Instituto Nacional do Seguro Social - Agência Toledo -PR.
  • Marcos Clair Bovo Universidade Estadual do Paraná- Campus Campo Mourão.

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i1.8301

Resumo

O Programa de Reabilitação Profissional (PRP) foi criado na década de 1940 e, desde então, tem como objetivo proporcionar os meios para inserção e reinserção no mercado de trabalho, de trabalhadores que ficaram incapacitados para as funções de origem, devido ao quadro de adoecimento. Este artigo objetiva tecer reflexões sobre o processo de desenvolvimento do Programa de Reabilitação Profissional identificando as interfaces com a saúde do trabalhador. O aporte metodológico é constituído de pesquisa bibliográfica e documentos oficiais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que aborda a PRP, leis, decretos, memorandos, orientações internas e manuais de procedimento técnicos elaborados pela Previdência Social e Instituto Nacional de Seguros Social, com vista a padronizar a atuação profissional da instituição. Os resultados indicam a necessidade de repensar o Programa de Reabilitação Profissional, pois o cenário aponta para retrocesso nas garantias dos direitos dos trabalhadores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Karla Spielmann, Instituto Nacional do Seguro Social - Agência Toledo -PR.

Mestre pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da UNESPAR - Campus de Campo Mourão/PR (2018). Pós-graduada (lato sensu) em Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas, pela Unioeste (2013). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009) e  graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é Analista do Seguro Social do Instituto Nacional (Agência da Previdência Social de Toledo/PR), desenvolvendo suas atividades no Programa de Reabilitação Profissional.

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual do Paraná- Campus Campo Mourão.

Gaduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, mestre pela mesma instituição, doutor em Geografia pela Universiade Estadual Paulista- Campus Presidente Prudente.

Professor associado do Departamento de Geografia da Universiade Estadual do Paraná- Campus Campo Mourão. Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade  Estadual do Paraná.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Spielmann, C. K., & Bovo, M. C. (2021). NAS INTERFACES DA SAÚDE DO TRABALHADOR: REFLEXÕES ACERCA DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS, BRASIL. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(1), 279–305. https://doi.org/10.33026/peg.v22i1.8301

Edição

Seção

ARTIGOS