UMA RELEITURA SOBRE A EMERGÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO INICIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NO BRASIL: O SETOR INFORMAL COMO FATOR CRUCIAL

Autores

  • Tiago Roberto Alves Teixeira Pesquisador Membro do grupo de pesquisa Estudos Regionais: Geo-histórico, Sócio-cultural, Econômico, Educacional e Ambiental (GERA) – UNESPAR, Campo Mourão-PR.
  • Aurea Andrade Vianna de Andrade Professora Doutora no Departamento de Geografia da UNESPAR, Campo Mourão.

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.8228

Resumo

A literatura dominante relacionada a estudos sobre os arranjos produtivos locais no Brasil tem dado foco nas interações entre firmas para explicar a emergência e desenvolvimento inicial de tais arranjos. Fatores como cooperação, trocas de informação, conhecimento tácito, formas de governança e a presença de uma mão de obra especializada são extensivamente exploradas como os motivos principais de tal emergência e desenvolvimento. Apesar de muitos estudos identificarem a importância do setor informal para a emergência e desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, a maioria dessas pesquisas são demasiadamente descritivas e raramente desenvolvem uma teoria que discuta tal relação. Nesse sentido, o presente artigo buscará teorizar a relação entre o setor informal (e mais especificamente dos trabalhadores informais) e a emergência e desenvolvimento inicial dos arranjos produtivos no Brasil. Argumentaremos que o setor informal possui um papel de extrema importância em tais processos, necessitando de mais atenção por parte dos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Roberto Alves Teixeira, Pesquisador Membro do grupo de pesquisa Estudos Regionais: Geo-histórico, Sócio-cultural, Econômico, Educacional e Ambiental (GERA) – UNESPAR, Campo Mourão-PR.

Doutor em Geografia Econômica pela Syracuse University, NY, USA (2019). Mestre em Geografia pela UNESP - Rio Claro (2013).

Aurea Andrade Vianna de Andrade, Professora Doutora no Departamento de Geografia da UNESPAR, Campo Mourão.

Professora Doutora no Departamento de Geografia da UNESPAR, Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2021-03-02

Como Citar

Teixeira, T. R. A., & de Andrade, A. A. V. (2021). UMA RELEITURA SOBRE A EMERGÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO INICIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NO BRASIL: O SETOR INFORMAL COMO FATOR CRUCIAL. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(3), 80–108. https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.8228

Edição

Seção

ARTIGOS