AS REDES DE DEGRADAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO AGROHIDRONEGÓCIO CANAVIEIRO NA 10ª REGIÃO ADMINISTRATIVA DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP)

Autores

  • Gabriel Vitor Nascimento Ferreira FCT/UNESP
  • Fredi dos Santos Bento Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). https://orcid.org/0000-0001-6408-8134
  • Antonio Thomaz Junior Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i1.8041

Resumo

A transição tecnológica em curso no agrohidronegócio canavieiro na 10ª Região Administrativa de Presidente Prudente, como parte da reestruturação produtiva do capital, se materializa mediante intensa mecanização do corte e do plantio e a prevalência do modelo químico-dependente. Os desdobramentos deste processo na saúde do trabalhador e coletiva, na exposição aos riscos, nos adoecimentos dos trabalhadores. Dessa forma, em consonância com nossas pesquisas à nível de mestrado, pretendemos revelar as redes de degradação e precarização do trabalho presentes no território do Pontal do Paranapanema e de maneira mais abrangente na 10ª Região Administrativa de Presidente Prudente, a fim de compreender os vínculos que são formados entre os trabalhadores e entre as agroindústrias canavieiras, assim como as redes projetadas no território pelas personificações do capital agroindustrial canavieiro de maneira escalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Vitor Nascimento Ferreira, FCT/UNESP

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP. É membro do Centro de Estudos de Geografia e Trabalho (CEGeT) e doCentro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (CETAS).

Fredi dos Santos Bento, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela FCT(Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-SP) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(UNESP).

Antonio Thomaz Junior, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Nascimento Ferreira, G. V., Bento, F. dos S., & Junior, A. T. (2021). AS REDES DE DEGRADAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO AGROHIDRONEGÓCIO CANAVIEIRO NA 10ª REGIÃO ADMINISTRATIVA DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(1), 78–103. https://doi.org/10.33026/peg.v22i1.8041

Edição

Seção

ARTIGOS