AS REDES DE DEGRADAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO AGROHIDRONEGÓCIO CANAVIEIRO NA 10ª REGIÃO ADMINISTRATIVA DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP)

Autores

  • Gabriel Vitor Nascimento Ferreira FCT/UNESP
  • Fredi dos Santos Bento Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). https://orcid.org/0000-0001-6408-8134
  • Antonio Thomaz Junior Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v22i1.8041

Resumo

A transição tecnológica em curso no agrohidronegócio canavieiro na 10ª Região Administrativa de Presidente Prudente, como parte da reestruturação produtiva do capital, se materializa mediante intensa mecanização do corte e do plantio e a prevalência do modelo químico-dependente. Os desdobramentos deste processo na saúde do trabalhador e coletiva, na exposição aos riscos, nos adoecimentos dos trabalhadores. Dessa forma, em consonância com nossas pesquisas à nível de mestrado, pretendemos revelar as redes de degradação e precarização do trabalho presentes no território do Pontal do Paranapanema e de maneira mais abrangente na 10ª Região Administrativa de Presidente Prudente, a fim de compreender os vínculos que são formados entre os trabalhadores e entre as agroindústrias canavieiras, assim como as redes projetadas no território pelas personificações do capital agroindustrial canavieiro de maneira escalar.

Downloads

Biografia do Autor

Gabriel Vitor Nascimento Ferreira, FCT/UNESP

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP. É membro do Centro de Estudos de Geografia e Trabalho (CEGeT) e doCentro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (CETAS).

Fredi dos Santos Bento, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela FCT(Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-SP) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(UNESP).

Antonio Thomaz Junior, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Nascimento Ferreira, G. V., Bento, F. dos S., & Junior, A. T. (2021). AS REDES DE DEGRADAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO AGROHIDRONEGÓCIO CANAVIEIRO NA 10ª REGIÃO ADMINISTRATIVA DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 22(1), 78–103. https://doi.org/10.33026/peg.v22i1.8041

Edição

Seção

ARTIGOS