REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA POR CORONAVÍRUS NA ATUAÇÃO DO CATADOR DE MATERIAIS RECICLAVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7903

Resumo

A pandemia do Covid-19 age mais severamente nos estratos mais baixos da sociedade brasileira, onde estão os catadores de materiais recicláveis, os quais atuam de maneira organizada em associações e cooperativas ou de forma individual. Para evitar depauperação maior de sua renda, os catadores de materiais recicláveis precisam permanecer catando por mais tempo,  em um momento onde os preços dos recicláveis estão caindo, mesmo com o aumento da sua produção. Isto acarreta maior exposição ao vírus do Covid-19 pois, entre os catadores de materiais recicláveis, há muitos sexagenários e indivíduos com comorbidades pré-existentes.  Ademais, é necessário discutir o cenário pós pandemia, com a possibilidade do aumento substancial de novos catadores advindos da crise econômica e do incremento da oferta de material reciclável.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Vangerre de Almeida Maia, Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - Vale do Jaguaribe

Tecnólogo em Recursos Hídricos/Saneamento Ambiental - Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (CENTEC). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Universidade Federal do Piauí (UFPI). Participante do Grupo de Pesquisa Gestão, Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS).

Anny Kariny Feitosa, Professora do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia do Ceará. Campus Iguatu. Ceará. Brasil.

Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento. Universidade do Vale do Taquari, UNIVATES. Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS).

Alceu de Castro Galvão Júnior, Analista de regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará

Engenheiro Civil - Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Danielle Ferreira de Araújo, Secretaria das Cidades do Ceará

Engenheira Agrônoma - Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado em ENgenharia Agrícola - Universidade Federal do Ceará (UFC).

José Hamilton Ribeiro Andrade, Prefeitura Municipal de Quixeré - Servidor Público - Agente Sanitarista - Departamento de Meio Ambiente.

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Tecnólogo em Recursos Hídricos/Saneamento Ambiental - Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (CENTEC). Doutorando em Geografia  - Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Downloads

Publicado

2021-03-02

Como Citar

de Almeida Maia, C. V., Feitosa, A. K., Galvão Júnior, A. de C., de Araújo, D. F., & Ribeiro Andrade, J. H. (2021). REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA POR CORONAVÍRUS NA ATUAÇÃO DO CATADOR DE MATERIAIS RECICLAVEIS. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(3), 416–432. https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7903

Edição

Seção

DOSSIÊ: "A CRISE DA COVID-19 E SEUS IMPACTOS PARA A CLASSE TRABALHADORA" - Vol. 2