AGRICULTURA CAMPONESA E AGROECOLÓGICA, ALIMENTANDO A R-EXISTÊNCIA PARA ALÉM DA PANDEMIA

Autores

  • Fernanda Keiko Ikuta Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil
  • Mariana Nunes Candido Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil
  • Giovanna Meneghini Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil
  • Cesar Renato Ferreira da Costa Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil
  • Marcelo Barreto Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil
  • Jorge Luiz Favaro Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil
  • Antônio João Hocayen da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil
  • Paola Karoline Swenar Auceli Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7831

Resumo

O presente texto tem como objetivo refletir sobre os desafios impostos pela pandemia do covonavírus para a experiência do projeto de extensão “Feira Agroecológica” da UNICENTRO. Neste sentido, busca compreender o papel dos sujeitos agroecologistas, da extensão universitária e de outras formas de r-existência na construção de um projeto de sociedade que possa transpor a crise civilizatória fomentada pelo capitalismo neoliberal. A pandemia se sobrepõe às desigualdades históricas e estruturais fazendo remontar sobre os mais vulneráveis, múltiplas ameaças, todavia, a reinvenção das práticas camponesas agroecológicas, somada à solidariedade entre campo e cidade, anunciam os limites desta sociedade pautada na destruição e, portanto, a necessidade de olhar e projetar para além desta pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Keiko Ikuta, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil

Professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/Irati-PR). Coordenadora do grupo de pesquisa Coletivo de Estudos e Ações em Resistências Territoriais no Campo e na Cidade (CERESTA), coordenadora pedagógica do Projeto de Extensão Universitária Feira Agroecológica (UNICENTRO) e membra: do Núcleo Multidisciplinar de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA); do Observatório da Questão Agrária no Paraná e do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT).

Mariana Nunes Candido, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil

Mestra em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); Integrante do Coletivo de Estudos e Ações em Resistências Territoriais no Campo e na Cidade (CERESTA).

Giovanna Meneghini, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/Irati-PR). Bolsista do Projeto de Extensão Universitária Feira Agroecológica(Unicentro).

Cesar Renato Ferreira da Costa, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil

Professor do Departamento de Administração da UNICENTRO/campus Irati. Integrante do Projeto de Extensão Universitária Feira Agroecológica da UNICENTRO.

Marcelo Barreto, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil

Professor do Departamento de Geografia da UNICENTRO/campus Irati. Integrante do Projeto de Extensão Universitária Feira Agroecológica da UNICENTRO.

Jorge Luiz Favaro, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil

Professor do Curso de Agronomia e do Mestrado em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/Guarapuava-PR). Coordenador do Projeto de Extensão Universitária Feira Agroecológica e do Núcleo Multidisciplinar de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA), ambos vinculados à UNICENTRO.

Antônio João Hocayen da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil

Doutorado em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração – PMDA da Universidade Positivo/UP. Professor Adjunto C no Curso de Administração na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Campus Irati. Atuação em pesquisas sobre Formas Não Convencionais de Organização, Cooperativismo e Associativismo e Organização em Comunidades Tradicionais.

Paola Karoline Swenar Auceli, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Brasil

Bolsista do Projeto de extensão Feira Agroecológica (UNICENTRO/Guarapuava). Aluna do curso de Medicina Veterinária.

Downloads

Publicado

2021-03-02

Como Citar

Ikuta, F. K., Candido, M. N., Meneghini, G., Costa, C. R. F. da, Barreto, M., Favaro, J. L., da Silva, A. J. H., & Auceli, P. K. S. (2021). AGRICULTURA CAMPONESA E AGROECOLÓGICA, ALIMENTANDO A R-EXISTÊNCIA PARA ALÉM DA PANDEMIA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(3), 332–360. https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7831

Edição

Seção

DOSSIÊ: "A CRISE DA COVID-19 E SEUS IMPACTOS PARA A CLASSE TRABALHADORA" - Vol. 2