DOCÊNCIA, TELETRABALHO E COVID-19: REINVENÇÃO, PRESSÃO E EXAUSTÃO DO PROFESSORADO EM TEMPOS DE QUARENTENA
DOI:
https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7815Resumo
São sucessões de acontecimentos que estão contribuindo para a precarização do trabalho docente, estas envolvem desde questões contratuais, perpassando ao excesso de atribuições, pressão, ambiente escolar conturbado, chegando a utilização de seu tempo de descanso para a realização do trabalho extrassala. Como se não bastasse, há a pressão de uma fração da sociedade contra o trabalho docente com vieses ideológicos reacionários e negacionistas. Em meio a tantos turbilhões profissionais e sociais que o docente está exposto acontece a pandemia do COVID-19 e a necessidade da atribuição de teletrabalho através de atividades e aulas remotas, levando o professor a se reinventar e desenvolver uma nova didática ao qual não estava preparado, e com isso, o aumento de funções e pressão por seus superiores tem levado há um quadro de exaustão e adoecimento. Previne-se o contágio do vírus, adoece-se o professor pelas cobranças e aumento de trabalho.
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