DOCÊNCIA, TELETRABALHO E COVID-19: REINVENÇÃO, PRESSÃO E EXAUSTÃO DO PROFESSORADO EM TEMPOS DE QUARENTENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7815

Resumo

São sucessões de acontecimentos que estão contribuindo para a precarização do trabalho docente, estas envolvem desde questões contratuais, perpassando ao excesso de atribuições, pressão, ambiente escolar conturbado, chegando a utilização de seu tempo de descanso para a realização do trabalho extrassala. Como se não bastasse, há a pressão de uma fração da sociedade contra o trabalho docente com vieses ideológicos reacionários e negacionistas. Em meio a tantos turbilhões profissionais e sociais que o docente está exposto acontece a pandemia do COVID-19 e a necessidade da atribuição de teletrabalho através de atividades e aulas remotas, levando o professor a se reinventar e desenvolver uma nova didática ao qual não estava preparado, e com isso, o aumento de funções e pressão por seus superiores tem levado há um quadro de exaustão e adoecimento. Previne-se o contágio do vírus, adoece-se o professor pelas cobranças e aumento de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Manffrenatti Venturelli, FCT/UNESP

Doutorando do programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP - Presidente Prudente. Atua como Professor de Ensino Médio e Técnico no quadro do Centro Paula Souza de Educação Tecnológica do estado de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2021-03-02

Como Citar

Venturelli, R. M. (2021). DOCÊNCIA, TELETRABALHO E COVID-19: REINVENÇÃO, PRESSÃO E EXAUSTÃO DO PROFESSORADO EM TEMPOS DE QUARENTENA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(3), 275–306. https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7815

Edição

Seção

DOSSIÊ: "A CRISE DA COVID-19 E SEUS IMPACTOS PARA A CLASSE TRABALHADORA" - Vol. 2