EXPRESSÕES DA PRECARIEDADE DO TRABALHO NO QUADRO PANDÊMICO DA COVID-19

Autores

  • Bruno Andrade Ribeiro Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Vanessa Dias de Oliveira Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Josefa de Lisboa Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7813

Resumo

O artigo se debruça sobre o cenário de disseminação da pandemia da COVID-19 que tem se espalhado velozmente no mundo e aponta para um horizonte fúnebre, incerto e catastrófico para trabalhadores e trabalhadoras, já em situação de precariedade social, no quadro da crise estrutural. No curso de décadas de destruição imposta pelo Neoliberalismo transmutado em Ultra, que privilegia a acumulação financeira e exploração predatória da natureza e do trabalho humano, as possibilidades da reprodução do capital encontram desafios na ruptura do seu próprio funcionamento. Com um terço do mundo em isolamento, quedas nas taxas de lucro, aumento da dívida pública, retração do consumo e amplo desemprego, o capital só encontra saída imediata na investida sobre a superexploração e desvalorização do trabalho, o que não só revela a sua centralidade como promove as condições materiais de explosões sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Andrade Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre (2020) e Graduado (2017) em Geografia. Membro do Grupo de Pesquisa PROGEO (PPGEO/UFS) e do Laboratório de Estudos Territoriais (LATER/UFS).

Vanessa Dias de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora (2017), Mestre (2007) e Graduada em Geografia Licenciatura (2003) pela Universidade Federal de Sergipe. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe (Campus Professor Alberto Carvalho). Integrante do Grupo de Pesquisa PROGEO (PPGEO/UFS) na coordenação da linha Geografia e Trabalho.

Josefa de Lisboa Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-Doutorado em Geografia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente). Doutora (2007) e Mestre (1999) pela Universidade Federal de Sergipe, onde também fez Licenciatura e atua como Professora Associada do Depto. de Geografia do Campus Prof. Alberto Carvalho e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFS). Coordena o Laboratório de Estudos Territoriais (LATER) e é líder do Grupo de Pesquisa Relação Sociedade-Natureza e Produção do Espaço-PROGEO/UFS/CNPq.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Ribeiro, B. A., de Oliveira, V. D., & Santos, J. de L. (2020). EXPRESSÕES DA PRECARIEDADE DO TRABALHO NO QUADRO PANDÊMICO DA COVID-19. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(2), 302–332. https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7813

Edição

Seção

DOSSIÊ: "A CRISE DA COVID-19 E SEUS IMPACTOS PARA A CLASSE TRABALHADORA" - Vol. 1