POLÍTICAS PÚBLICAS E ORDENAMENTO TERRITORIAL NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE NOVA ANDRADINA/MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7809

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os aspectos relacionados à presença do Estado na questão agrária no município de Nova Andradina/MS, suas políticas e atuações na construção do conceito de reforma agrária, bem como a distribuição de terras aos trabalhadores rurais sem terra, na proposta desenvolvimentista do campo brasileiro. Utilizou-se como metodologia, a pesquisa qualitativa e a história oral, por meio, de entrevistas junto aos assentados do município. Dentre os principais resultados obtidos na pesquisa, evidenciamos junto aos assentados, quais programas sociais de Estado que são pautados no campo dos assentamentos rurais do município, bem como a inoperância das políticas públicas de apoio aos assentados em seus lotes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Greter Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Nova Andradina - CPNA, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2019). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2014). Possui Graduação em Administração (2005) e Especialização em Administração Financeira e Logística pela Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina - FACINAN (2007). Atua como docente nos Cursos de Tecnologia em Gestão Financeira, Bacharelado em Ciências Contábeis e em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, no Campus de Nova Andradina - CPNA. Professor e Pesquisador com ênfase em: Agricultura Familiar, Assentamentos Rurais, Sucessão e Gestão Familiar, Recursos Humanos, Gestão em Agronegócios, Logística, Agroecologia, Cooperativismo, Desenvolvimento Local e Regional, Desenvolvimento Territorial Rural e Territórios Agrários.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Moreira, F. G. (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS E ORDENAMENTO TERRITORIAL NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE NOVA ANDRADINA/MS. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(2), 253–282. https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7809

Edição

Seção

ARTIGOS