A PRODUÇÃO DO ESPAÇO FRENTE AO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO DO CAPITAL

Autores

  • Victor Andrade Silva Leal Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Instituto Federal Baiano
  • Jânio Roberto Diniz dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
  • Sócrates Oliveira Menezes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7806

Resumo

Este artigo possui o objetivo de fazer uma análise da realidade empírica, compreendendo o trabalho abstrato e a técnica enquanto capital no desenvolvimento histórico da produção do espaço. Para isso, abordamos o desenvolvimento histórico do espaço de Vitória da Conquista e Barra do Choça, na Bahia, a partir de uma intensificação da mecanização da produção agrícola de café no campo desses municípios e as consequências dessa mecanização na realidade da classe trabalhadora desse setor. Conclui-se que a modernização do capital pode produzir tanto a atração quanto a repulsão de trabalhadores, a depender do contexto histórico, apesar de ambas as tendências estarem sempre voltadas para o aumento da exploração desses trabalhadores em prol da acumulação do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Andrade Silva Leal, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Instituto Federal Baiano

Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e do Instituto Federal Baiano – IF Baiano. Mestre em Geografia pela Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Jânio Roberto Diniz dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP.

Sócrates Oliveira Menezes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Leal, V. A. S., Santos, J. R. D. dos, & Menezes, S. O. (2020). A PRODUÇÃO DO ESPAÇO FRENTE AO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO DO CAPITAL. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(2), 228–252. https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7806

Edição

Seção

ARTIGOS