A PRODUÇÃO DO ESPAÇO FRENTE AO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO DO CAPITAL

Autores

  • Victor Andrade Silva Leal Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Instituto Federal Baiano
  • Jânio Roberto Diniz dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
  • Sócrates Oliveira Menezes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7806

Resumo

Este artigo possui o objetivo de fazer uma análise da realidade empírica, compreendendo o trabalho abstrato e a técnica enquanto capital no desenvolvimento histórico da produção do espaço. Para isso, abordamos o desenvolvimento histórico do espaço de Vitória da Conquista e Barra do Choça, na Bahia, a partir de uma intensificação da mecanização da produção agrícola de café no campo desses municípios e as consequências dessa mecanização na realidade da classe trabalhadora desse setor. Conclui-se que a modernização do capital pode produzir tanto a atração quanto a repulsão de trabalhadores, a depender do contexto histórico, apesar de ambas as tendências estarem sempre voltadas para o aumento da exploração desses trabalhadores em prol da acumulação do capital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victor Andrade Silva Leal, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Instituto Federal Baiano
    Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e do Instituto Federal Baiano – IF Baiano. Mestre em Geografia pela Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
  • Jânio Roberto Diniz dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
    Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP.
  • Sócrates Oliveira Menezes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
    Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A PRODUÇÃO DO ESPAÇO FRENTE AO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO DO CAPITAL. (2020). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(2), 228-252. https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7806